segunda-feira, 8 de março de 2010

Oscar 2010

Sei que estou devendo o ‘finale’ do post do Metallica, mas para variar o meu tempo foi pro espaço e o blog foi deixado um pouco de lado novamente. Como o evento de ontem está mais fresco, vamos a ele. Ainda mais porque este foi um dos raros anos que eu consegui ver todos os filmes que concorriam aos principais prêmios antes da cerimônia de entrega do Oscar.

A melhor surpresa foi a academia ignorar Avatar nas categorias principais. Como postei há algum tempo, o filme é um lixo que nos impressiona apenas pelos efeitos visuais surpreendentes. Levou a estatueta nesses quesitos (Melhor Efeito Visual, Fotografia e Direção de Arte) e olhe lá. Está bom demais.

Guerra ao Terror é um bom filme. Nada demais, mas bem melhor que Avatar. Na mesma temática, eu prefiro o Soldado Anônimo (do Sam Mendes), que foi ignorado pela academia e um dos grandes injustiçado do Oscar. Sendo assim, eu acho que foi exagero dar ao filme seis premiações: Melhor Filme, Diretor(a) (Kathryn Bigelow – primeira mulher a vencer na categoria), Montagem, Edição de Som, Mixagem de Som e Roteiro Original.

O prêmio de Melhor Ator foi uma coroação tripla: Premiou o melhor ator, o conjunto de sua obra e corrigiu uma injustiça: Jeff Bridges realmente está fantástico em Coração Louco. Uma atuação magnífica que finalmente premia um dos grandes atores de Hollywood, que tem uma carreira bastante sólida (praticamente sem grandes micos e com papéis marcantes) e que ficava chupando o dedo todo ano. Sem contar que desde 1998 a Academia lhe devia a premiação pelo seu fantástico trabalho em O Grande Lebowski.

Melhor Atriz foi outra barbada, já que todos esperavam que Sandra Bullock levasse o prêmio por sua atuação em Um Sonho Possível. O filme é bom, nada demais, mas agradável. Feito para ela brilhar e confesso que não esperava uma atuação decente dela, pois a considero uma péssima atriz. Mas aqui ela manda bem e se redime de muita coisa pavorosa que fez durante esses anos todos.

Os atores coadjuvantes também não surpreenderam. Mo’Nique arrasa em Preciosa e Christoph Waltz é alma de Bastardos inglórios (o maior injustiçado da noite, levando apenas esta premiação). Preciosa faturou também o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado, desbancando o favorito Amor Sem Escalas, que não levou nenhuma estatueta para casa. A animação também foi uma barbada. Alguém duvidava que UP levaria o prêmio? E ainda ganharam pela Trilha Sonora também. A Pixar não erra...

A minha grande surpresa foi ver O Segredo dos Seus Olhos roubar o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro do excepcional A Fita Branca. Eu adoro os dois filmes, mas estava realmente torcendo pelo argentino porque acho os filmes do Juan José Campanella do caralho. E prova que mesmo em crise e sem dinheiro, os cineastas argentinos estão anos luz a frente dos brasileiros que só pensam em fazer filmes cabeças ou sobre periferia, cadeia e afins.

Mas a melhor parte da cerimônia foi, sem sombra de dúvidas, a belíssima homenagem ao John Hughes, que morreu no ano passado. No mais, a festa foi meio arrastada, com umas piadas bem sem graça, apresentação fraquinha de Steve Martin e Alec Baldwin e a participação medonha do Ben Stiller, que só não é mais sem graça que o Adam Sandler. Mas o pior mesmo foi esqueceram de citar a Farrah Fawcett no tributo aos defuntos de 2009 pra cá.

3 comentários:

Ana disse...

Amigo, tudo muito bem falado, nao vi nem metade dos filmes, mas estava loucamente esperando uma oportunidade de publicamente mandar aquele James Cameron pra um computer generated inferno, onde a gente pudesse apertar um botão de delete nele! E esquecer que ele jamais existiu!

Ana disse...

Ah, e aproveito pra declarar o meu imenso amor (OK, imenso tesão!) pelo Jeff Bridges, especialmente no ma-ra-vi-lho-so "Door in the Floor"!!

X X X

Anônimo disse...

Phenomenal site!

Nearly everyone needs to get insurance at one time or another, whether it is
auto insurance, life insurance, health insurance, or homeowners insurance.
These times it is easier than ever to find complimentary insurance quotations from several
businesses in order to find the optimal bargain. You can also discover how to redeem
lots of money in free petrol when you get your insurance cost quotes.

[url=http://freeinsurancequoteshq.com]Insurance price quotes[/url]
http://freeinsurancequoteshq.com

[url=http://www.idea2result.com/]Appointment Setting[/url]

http://www.peakforex.com