segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Os Melhores do Ano - Séries

Com a correria de fim/começo de ano não deu para escrever sobre as séries que acompanhei em 2008. Agora não tem mais desculpa. Como eu assisto TV pela internet, baixando meus programas preferidos logo após suas transmissões nos Estados Unidos, tem muita coisa que ainda não passou no Brasil. Então, para muitos, os posts conterão spoilers. Sendo assim, vamos ao que interessa.

Dexter
Disparada a melhor série dramática da atualidade. Baseada no livro “Darkly Dreaming Dexter”, de Jeff Lindsay, conta a história de Dexter Morgan, um serial killer “do bem” que trabalha na polícia de Miami como analista forense especialista em sangue. O grande destaque da atração é Michael C. Hall, que interpreta o assassino e ficou conhecido pelo seu excelente trabalho na excepcional Six Feet Under. A terceira temporada foi a primeira que não foi tirada do livro e mesmo assim a série manteve o nível no alto. Nela, Dexter tenta ser mais “normal”, se preparando para casar com Rita e arranjando um amigo verdadeiro, para poder dividir com alguém seu grande segredo.

CSI
Depois da saída de Sara Sidle (Jorja Fox), a morte de Warrick Brown (Gary Dourdan) e o anúncio de que o chefe da equipe (o carismático Gil Grissom, interpretado com brilhantismo por William Petersen) deixará o cargo no 11.º episódio desta nona temporada, a série tinha tudo para desmoronar, mas eis que os roteiristas mantiveram o pique e, por enquanto, os 10 primeiros capítulos faz com que esta seja a melhor das últimas temporadas da série.

O enredo do seriado criado por Anthony E. Zuiker todo mundo já sabe: Um grupo de cientistas forenses de Las Vegas desvendam crimes e mortes em circunstâncias misteriosas e pouco comuns.

Fringe
A nova empreitada de J.J. Abrams (criador de Lost) a série mistura vários elementos de sua criação anterior e Arquivo-X. Explorando elementos de ficção científica e a realidade, a atração usa e abusa de teorias malucas para desvendar mortes misteriosas que são encobertas pelo FBI. “Fringe science” é uma ciência de borda, que estuda fenômenos raros e anormais. É um festival de parapsicologia, controle da mente, teletransporte, projeção astral, invisibilidade, mutação genética e reanimação, dentre outros fenômenos.

As tramas são elucidadas por uma equipe do FBI formada pela agente especial Olivia Dunham, o Dr. Walter Bishop (considerado o Einstein da nossa geração e que estava internado em uma clínica psiquiátrica há 17 anos) e seu filho Peter (interpretado por Joshua Jackson, o Pacey da insuportável Dawson's Creek).

Outras
Séries como “Everybody Hates Chris”, “House”, “My Name is Earl”, “Prison Break” e “Without a Trace” mantiveram o pique das temporadas anteriores e estão indo muito bem.

Neste começo de ano a expectativa é grande para outros três programas que acompanho desde o início: “24 Horas”, “American Idol” e, principalmente, “Lost” prometem.

A grande decepção foi “Heroes”. Depois de uma ótima temporada de estréia e uma segunda irregular, a terceira é uma decepção só. Reviravoltas e mais reviravoltas sobre quem é herói e bandido, mas sem sair do lugar. Uma enrolação desgraçada que já está aporrinhando. Vamos ver se a segunda metade desta temporada vai pra algum lugar.

Amanhã vou postar minhas decepções cinematográficas. E, infelizmente, não são poucas.

6 comentários:

Roberto Novaes disse...

Não sou tão íntimo de séries, mas assisto algumas:

-two and a half men
-the mentalist
-everybody hates chris
-flashpoint
-the bing bang theory
Mais as reprises de friends e mad about you.

Tem uma série recente que é mais insuportável que Dawson's... é a tal de Gossip Girl.

Roberto Novaes disse...

É BIG BANG!!

Fábio Martins disse...

Gossip Girl realmente é de foder. A two and a half men eu vejo de vez em quando e me divirto bastante. Quero corrigir essa falha e ver os eps antigos. Tem o Battlestr Gallatica tb que estou devendo. Um amigo vive me dizendo que é boa e que vou gostar. Baixei os dois primeiros eps pra ver se eu empolgo hehehehe

Abração

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Na minha opinião, Dexter e House são de foder!!! Dexter (que conheci por acaso no fretado) manteve a excelência nas 3 temporadas e House que, após uma 3° temporada regular e uma 4° temporada (também regular...rsrsrs) em que os dois últimos episódios valeram pela temporada inteira, está com uma 5° temporada foderosa!!!!

Fábio Martins disse...

Concordo contigo, Alexandre

Abraços