terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Os Melhores do Ano - Filmes

Final de ano chegando e é época de fazer a famosa lisa dos “10 mais”. Como não fui a muitos shows, li poucos livros e não tive muita paciência para ouvir bandas novas, vou listar os filmes que mais curti este ano. Amanhã, se der tempo, vou listar as séries que mais me chamaram a atenção. Mas o ano foi um pouco decepcionante neste segmento e duvido que encontrarei 10 seriados bacanas pra colocar aqui.

Batman - O Cavaleiro das Trevas
Blockbuster do ano. Filmaço dirigido novamente pelo ótimo Cristopher Nolan e que teve uma atuação magistral de Heath Ledger no papel de Coringa. O filme só não leva um 10 porque Christian Bale ainda não é o Batman ideal. Ele até funciona como Bruce Wayn, mas aquela rouquidão forçada é duro de engolir. Tirando isso o filme é fantástico. Roteiro muito bem escrito, interpretações dignas, cenas de ação empolgantes, efeitos na medida e a excelente direção de Nolan fez com que O Cavaleiro das Trevas abocanhasse merecidamente o título de filme do ano.

WALL-E
Em cada filme novo lançado a Pixar consegue deixar os espectadores boquiabertos, seja com suas novas técnicas de animação ou com histórias belíssimas que contagia crianças e adultos. Wall-E é uma de suas melhores animações e com pouquíssimos diálogos (na primeira parte do filme eles não existem) é capaz de entreter a criançada com a história do robô Wall-E, que vive sozinho na Terra empilhando o lixo deixado pelos humanos e vê sua vida mudar quando a robô Eva chega em nosso planeta para saber se ele tem condições de ser novamente habitado pelos homens.

Vicky Christina Barcelona
Fazia tempo que não conseguia assistir a um filme do Woody Allen sem achar que ele estava virando o Didi Mocó e dirigindo no piloto automático. Mesmo com Scarlett Johansson no elenco (a babação de ovo dela pelo Allen é insuportável) o filme lembra as grandes produções antigas do diretor e as atuações de Javier Bardem como o pintor que se envolve num romance com as jovens Vicky e Cristina, mesmo ainda envolvido com sua ex-esposa tempestuosa, interpretada por Penélope Cruz.

Gomorra
Não é tão fodaço quanto andam pintando por aí, mas trata-se de um ótimo filme. Cinco histórias paralelas mostram como a máfia de Nápoles (Camorra) age na Itália e como suas atividades ilícitas se tornam limpas no mundo dos negócios. Com uma narrativa pouco convencional e atores amadores (assim como Cidade de Deus) o filme causa forte impacto por causa de sua realidade crua e impiedosa. Ao lado de produções como “O Poderoso Chefão” e “A Família Soprano”, “Gomorra” serve de complemento para entender o universo dos mafiosos.

Ensaio sobre a Cegueira
Fernando Meirelles realizou algo que era considerado impossível: Adaptar um livro do escritor português José Saramago. Pra piorar, um dos seus livros mais difíceis, sobre uma inexplicável epidemia de cegueira que se alastra rapidamente. Todos os cegos são transportados a força para um hospital psiquiátrico desativado, ficando isolados do mundo e tendo que aprender a se organizar sob essa nova condição. Apenas uma personagem, atuação excepcional de Juliane Moore, não é atingida pela epidemia e se interna para ajudar o marido.

Homem de Ferro
Ao contrário de Batman – O Cavaleiro das Trevas que é um filme de herói mais sério, Homem de Ferro é mais tiração de sarro. E como nunca foi o personagem predileto de ninguém não tem uma pá de nerd pra encher o saco e falar que “nos quadrinhos é diferente...”. Por isso mesmo Robert Downey Jr. Literalmente destrói no papel do bilionário inventor Tony Stark que depois de um acidente vira o Home de Ferro. Primeira produção da Marvel nos cinemas, com efeitos de primeira e fator diversão nota 10.

Queime Depois de Ler (Burn After Reading)
Os Irmãos Coen voltam as origens e realizam outra comédia absurda, com personagens exagerados, caricatos e divertidíssimos. John Malkovich é um agente da CIA demitido que resolve escrever um livro de memórias contendo detalhes reveladores da agência. O material cai acidentalmente nas mãos de dois funcionários de uma academia de ginástica vividos por Frances McDormand e Brad Pitt (impagável), que tentam subornar o ex-agente e vender o material para os russos.

Pagando Bem, Que Mal Tem?
O Balconista 2 mostrou que o diretor Kevin Smith estava voltando a boa forma. Pena que o seu novo filme “Zack and Miri Make a Porno” ganhou aqui o título imbecil de “Pagando Bem, Que Mal Tem?”. Mesmo assim o filme é ótimo. Zack e Miri são um casal de amigos que se conhecem desde criança e sempre viveram na merda. Para mudar a situação, resolvem produzir e protagonizar um filme pornô. Não conhecia o trabalho do ator Seth Rogen, mas depois deste filme fiquei com vontade de ver seus trabalhos anteriores como “Superbad” e “Ligeiramente Grávidos”. A diva dos filmes pornôs dos anos 80, Traci Lords, faz uma participação especial.

Trovão Tropical
O primeiro filme dirigido por Ben Stiller prova que ele rende muito mais por trás das câmeras. Na história, ele, a lado de outros astros de Hollywood vividos por Jack Black e Robert Downey Jr, é enviado para uma floresta vietnamita, onde filmarão mais uma produção sobre a Guerra do Vietnã. A equipe não sabe que está sendo atacada de verdade e a metralhadora dos atores é disparada contra o politicamente correto, resultando em incríveis piadas sobre minorias. A participação de Tom Cruise, como o executivo de cinema que manda os atores para lá, é hilariante.

Rebobine, Por Favor
A história é meio bobinha, mas Jack Black prova que é um dos melhores comediantes da atualidade. Aqui ele é funcionário de um ferro velho que decide sabotar a usina elétrica da cidade. Ele fica magnetizado e “apaga” todos os filmes da locadora onde seu melhor amigo trabalha. Para não ficarem no prejuízo, resolvem “refilmar” os títulos que Black destruiu. As versões caseiras que eles fazem de “O Rei Leão”, “De Volta Para o Futuro”, “Os Caça-Fantasmas”, “Conduzindo Miss Daisy” e “RoboCop” são geniais.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Fanmade, Feliz Natal e um Ótimo 2009

Depois da famosa onda 'versão do diretor', que culminou no relançamento de diversos filmes a onda do momento são as 'versões dos fãs', as chamadas "fanmades". São diversos filmes que foram parodiados ou homenageados. A série Guerra nas Estrelas deve ser a campeã neste segmento.

Inconformados com a presença de Jar Jar Binks do primeiro filme da segunda trilogia (A Ameaça Fantasma) os fãs da saga lançaram uma versão cortando todas as aparições do alienígena insuportável. Resultado: Saiu melhor que o filme de George Lucas. Além disso, tem uma versão animada feita de LEGO e a fantástica série Chad Vader, que já foi comentada aqui neste blog.

Outra famosa saga homenageada foi Harry Potter, mas essa se restringiu ao campo literário. Uma fã peruana desgosotsa com o quinto livro da série lançou na internet sua própria versão de Harry Potter e a Ordem da Fênix. Dizem que o material ficou melhor que o da escritora J.K. Rowling. A saga do bruxo também já teve um dicionário feito por fãs, que explica aos 'trouxas' todos os significados do universo da bruxaria.

A nova sensação do momento é um trailer do esperado filme dos Thundercats. Um fã pegou cenas de diversos filmes, como: Tróia, Eclipse Total, X-Men 3, Indiana Jones e a Última Cruzada e Garfield para compor o seu trailer usando muita criatividade e seu photoshop. O resultado é excelente. Confira o vídeo abaixo.



Como não sei se terei tempo de atualizar o blog este ano (dezembro ele ficou um pouco de lado por causa da mudança de sede do trabalho) aproveito para desejar a todos os leitores um Feliz Natal e um 2009 repleto de realizações. Obrigado por tudo, pelos comentários, dicas, apoios e paciência. E prometo tentar atualizar o site diariamente no começo de janeiro. Até lá.